domingo, 31 de outubro de 2010

Aula de 28 de Outubro


Iniciamos a aula com a visualização de um pequeno vídeo sobre o fotógrafo Yann Arthus-Bertrand e a fotografia aérea.






Posteriormente, falou-se das diferenças que existem entre a fotografia analógica e digital.

O analógico implicava conceitos básicos de utilização que vão para além de saber carregar num botão, necessitamos de saber coordenar velocidades de obturação com a abertura do diaframa, focagem, etc.
A máquina digital veio trazer várias vantagens, como poder ser utilizada por qualquer pessoa sem exigir pré-requisitos, dando espaço para se tirar uma grande quantidade de fotografias sem custos posteriores de revelação. Ao mesmo tempo veio banalizar um pouco o acto de fotografar, tendo-se perdido um pouco da aura que a fotografia analógica nos oferece quando assistimos à revelação de uma imagem em papel fotográfico.
Por outro lado há muito mais espaço criativo na fotografia analógica, e há cada vez mais quem queira voltar a estas máquinas, por se poder ‘brincar’ muito mais com a imagem através dos mecanismos de funcionamento da máquina, que hoje em dia já são todos automáticos e estandardizados. E é outra coisa pegar numa fotografia, é um objecto que tem uma aura só por si.

  
Como actividade prática, os alunos realizaram Fotogramas baseados na temática do Halloween. A partir de imagens alusivas à época criaram os seus fotogramas a partir de desenhos em papel.


As imagens dos fotogramas estarão disponíveis brevemente...

Yann Arthus-Bertrand - Reportagem RTP2

Para quem quiser saber mais acerca deste fantástico fotografo, aqui ficam os vídeos da Reportagem RTP2 sobre Yann Arthus-Bertrand & a Terra Vista do Céu transmitida no dia 15 de Setembro de 2010.

Parte 1/5



Parte 2/5



Parte 3/5



Parte 4/5




Parte 5/5

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Aula de 25 de Outubro

Nesta aula tiramos fotografias utilizando a máquina de grande formato Linhof Technica V, utilizando papel fotográfico como suporte fotossensível das imagens.
Assim aprendeu-se a manusear uma máquina de grande formato, desde a introdução da pelicula nos respectivos carregadores, a composição do enquadramento, a focagem, calculo e introdução dos valores de exposição e finalmente a obtenção das imagens. Por fim em laboratório procedeu-se à revelação.


Este processo é em tudo igual ao método pinhole sendo que desta vez há a utilização de uma objectiva em vez de um "buraco de agulha" para a entrada de luz.
As principais vantagens são: velocidades de obturação mais rápidas e maior definição dos assuntos fotografados.

Em breve serão disponibilizadas as imagens obtida.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aula de 22 de Outubro

Na aula de hoje, visualizamos o filme HOME do fotografo Yann Arthus Bertrand.


Aqui fica uma pequena biografia do mesmo e o link para a sua página pessoal.


Yann Arthus-Bertrand (Paris, 13 de março de 1946) é um fotógrafo, jornalista, repórter e ambientalista francês. Nasceu numa família de joalheiros, fundada por Claude Arthus-Bertrand e Michel-Ange Marion. A sua irmã Catherine é um dos seus colaboradores mais próximos. Interessou-se pela natureza e pela vida selvagem ainda na infância.
Originalmente a sua especialidade era a fotografia de animais, mas a fotografia aérea mudou seu rumo; fez fotografias por todo o mundo. Publicou mais de 60 livros com fotografias feitas em helicópteros e balões. O seu trabalho foi publicado várias vezes na Revista National Geographic e exibido em diversos países.

Arthus-Bertrand é um membro da "Académie des Beaux-Arts de l'Institut de France".
Uma de suas fotos mais conhecidas é a de um manguezal com forma de coração na Nova Caledônia, que foi utilizada como capa para sues livros The Earth from the air e The Earth from above.


www.yannarthusbertrand.org/

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Acerca de "pinhole" ou fotografia estenopeica

"The ancient Greeks thought our eyes emitted rays, like a laser, which enabled us to see. The first person to realise that light enters the eye, rather than leaving it, was the 10th-century Muslim mathematician, astronomer and physicist Ibn al-Haitham. He invented the first pin-hole camera after noticing the way light came through a hole in window shutters. The smaller the hole, the better the picture, he worked out, and set up the first Camera Obscura (from the Arab word qamara for a dark or private room)."

"Os anciães Gregos pensavam que os nossos olhos emitiam raios, como lasers, que nos permitiam ver. A primeira pessoa a perceber que a luz entrava no olho, em vez de sair dele, foi um matemático, astrónomo e físico Muçulmano do século X chamado Ibn al.Haitham. Ele inventou a primeira câmara pinhole depois de observar a forma como a luz atravessava os buracos das persianas das janelas. Ele descobriu que quanto mais pequeno o buraco, melhor a imagem e construiu assim a primeira Câmara Obscura (palavra derivada do Árabe qamara que significa quarto escuro ou privado".


http://www.independent.co.uk/news/science/how-islamic-inventors-changed-the-world-469452.html, consultado a 4 de Outubro de 2010.

Aula de 4 de Outubro

Na aula de hoje fotografamos recorrendo às "pinholes" construídas nas aulas anteriores.

De seguida revelamos as imagens capturadas no laboratório.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Aula de 27 de Setembro

No seguimento da aula anterior terminamos de falar nos formatos de película fotográfica que existem, sendo mostrado película de grande formato 4x5, no caso Ilford FP4.




Os alunos tiveram também a oportunidade de observar o tipo de máquina que emprega este tipo de película e a forma como este formato é manuseado. A máquina que observaram foi a Linhof Super Technika V.



Seguidamente, e como havia ficado prometido na aula anterior, foi mostrado o aparelho que permite o cálculo da distância a introduzir na objectiva para permitir a focagem das máquinas do tipo rangefinder: o telémetro.
O aparelho apresentado foi o modelo BLIK da marca Soviética LOMO

Vimos um documentário da série "Provas de contacto" dedicado ao fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson.


Depois continuamos a construção da pinhole.